ENERGIA SOLAR EM APARTAMENTO: É POSSÍVEL?

Uma alternativa para os consumidores brasileiros não se assustarem com a conta no fim do mês é investir na própria geração. Quando o tema é energia solar para apartamento, é normal o surgimento de diversas dúvidas. Abaixo listamos quatro esclarecimentos sobre o tema.

  • Onde instalar os painéis?

Fica mais fácil se o seu apartamento é uma cobertura ou fica no térreo. Nesses casos você já tem um espaço aberto onde os raios solares batem.

Também é possível colocar seu sistema nas sacadas ou na fachada do prédio. Mas é necessário ter o cuidado de verificar se, nesses lugares, ocorrem muitos sombreamentos.

Outra opção é gerar a energia em algum outro ponto, como uma fazenda ou casa de praia, e direcionar a energia produzida para o apartamento. Isso só é possível quando o local onde ocorre a geração está na área de concessão da mesma distribuidora que fornece energia ao apartamento.

  • Se eu instalar um Sistema de Energia Solar Fotovoltaica no meu prédio, a energia será usada pelas áreas comuns somente ou ela pode ser utilizada pelos apartamentos?

Com a chegada da Resolução 687, de Novembro de 2015, ficou possível realizar esse tipo de rateio. Para esse tipo de geração de energia, a unidade consumidora do edifício/condomínio é uma, e a energia gerada (excedente) pode ser injetada em qualquer quadro geral e ser rateada entre os condôminos, com os créditos energéticos sendo divididos em frações definidas para cada um, um grupo ou todos moradores.

  • Como funciona a energia solar em apartamentos?

Todos os equipamentos necessários para a geração própria devem ser instalados de forma técnica por empresa responsável.

A iluminação do sol é usada para gerar energia. Essa, por sua vez, recebe tratamento pelo inversor de frequência, que a disponibiliza para o relógio bidirecional, que analisa a potência demandada pelos apartamentos.

O relógio só registrará consumo a ser pago à concessionária se a demanda dos apartamentos for superior à máxima capacidade de geração das células fotovoltaicas. Se a demanda dos apartamentos for inferior, a energia que sobra será “emprestada” à concessionária e contabilizada como crédito, que poderá ser abatido das contas de energia elétrica.

Durante o período noturno, não ocorre geração de energia porque não há a presença do sol. Somente nessa condição haverá a plena dependência da energia comprada.

  • O custo será muito diferente do que o de instalações comuns?

Mensurar a viabilidade econômica é algo bem particular, cada caso deve ser tratado de forma diferente. Isso porque os níveis de irradiação e disponibilidade de espaço físico são bem variáveis de local para local. Tecnicamente, projetos de sistemas fotovoltaicos integrados à edifícios e apartamentos são viáveis. Economicamente, existem linhas de crédito abertas ao segmento com custo menor.

 

2 thoughts on “ENERGIA SOLAR EM APARTAMENTO: É POSSÍVEL?

  • GOSTARIA DE SABER SE A ECONOMIA DE ENERGIA COM O USO DO SISTEMA, NO LITORAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, É BOM.

    • Boa tarde Geraldo, tudo bem?
      Sim a incidência solar na região litorânea de São Paulo é muito boa, vai ser um excelente investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *