Como a energia solar pode impulsionar o setor hoteleiro

 O setor hoteleiro no Brasil, tem hoje, uma representatividade significativa para a economia. Segundo dados da Pesquisa de Serviços de Hospedagem realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2016, mais de 30 mil estabelecimentos, com 1.011.254 unidades habitacionais (suítes, quartos e chalés) e 2.407.892 leitos. Em contrapartida, um dos maiores custos mensais desse setor está ligado ao consumo de energia elétrica.

Para operar perfeitamente, os hotéis precisam manter o funcionamento de elevadores, grandes máquinas de lavar roupa, refrigeradores e freezers, condicionadores de ar e geradores por 24 horas, sete dias por semana. Além disso, existem todos os televisores, computadores, secadores de cabelo, chuveiros elétricos e outros aparelhos eletroeletrônicos utilizados pelos hóspedes, que muitas vezes “esquecem” das medidas de economia de energia quando estão fora de suas casas.

 

BENEFÍCIOS DA ENERGIA SOLAR NA REDE HOTELEIRA

 

Aumento do lucro das diárias

Com a redução de 95% do valor das contas de luz é possível lucrar mais com as diárias. Se os ganhos foram otimizados, o hotel pode promover mais promoções e deixar os pacotes mais interessantes para os hóspedes, aumentando assim as chances de movimentar o negócio.

 

Retorno do investimento

A economia com as contas de energia elétrica – que pode chegar a 90% – é a maior vantagem citada por hoteleiros que optaram pela instalação de uma usina de geração de energia fotovoltaica no estabelecimento. O retorno do valor do investimento é de aproximadamente cinco anos.

 

Segurança energética

Diante da crise energética que o Brasil vem enfrentando, os valores das contas de luz aumentaram cerca de 50% nos últimos anos. Além disso, o preço oscila de acordo com clima. Em períodos de seca, a capacidade de geração de energia nas hidrelétricas é reduzida, assim há o aumento do valor nas contas de energia.

 

Marketing do bem

Investir em energias renováveis pode ser um diferencial de mercado, agregando valor à empresa a partir de selos de sustentabilidade e tornando-a mais competitiva.

Desde 2015, o Grupo Ascenário Energia trabalha para elevar o bem estar financeiro, ambiental e cotidiano da humanidade. Faça seu orçamento conosco!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *