#5 maneiras de reduzir gastos com energia elétrica em pequenas e médias empresas

Não importa a estação do ano, as discussões sobre como reduzir gastos com energia estão sempre em alta. Principalmente no verão, a utilização do ar condicionado aumenta e o fechamento no fim do mês deixa os empresários  apreensivos. O capital que poderia ser investido na expansão de pequenas e médias empresas, acaba sendo direcionado ao financiamento sem fim que é a conta de luz. Como sabemos, a energia custa muito caro no Brasil e existem formas bem simples de tornar o seu consumo mais eficiente, limpo e barato.

Reunimos as principais dicas para você atingir esse objetivo.

1 – Faça um balanço consciente do seu consumo de energia elétrica

Um balanço minucioso servirá para amitir um relatório do consumo energético da sua empresa. Onde se gasta mais, onde se gasta menos, o que pode ser alterado e mantido. Esse é o primeiro passo para reduzir a conta de luz de uma empresa, já que aciona o gatilho para a a cultura de consumo consciente. Você mesmo pode fazer esse balanço junto com seus colaboradores. Assim, todos adquirem mais noção de como a energia elétrica é usada na empresa.

2 – Utilize lâmpadas de LED

Quem quer reduzir a conta de luz, seja de casa ou da empresa, precisa abraçar de vez o conceito de eficiência energética. Afinal, isso tem tudo a ver com poupar mais e ser mais amigável ao meio ambiente. E poucas coisas são tão eficientes em termos de energia quanto as lâmpadas LED.

As lâmpadas incandescentes costumam aproveitar apenas 8% da energia que consomem para gerar luz, com os outros 92% sendo desperdiçados na forma de calor.

Já as lâmpadas LED aproveitam 100% da sua energia com a geração de luz, sendo muito mais eficientes, sustentáveis e possibilitando uma economia enorme na sua conta de luz.

3 – Boa escolha e manutenção dos aparelhos de ar condicionado

Um dos aparelhos que consome mais energia elétrica é o de ar condicionado.Cada equipamento tem um selo do Procel, que classifica-o de acordo com o consumo como A, B, C, D; sendo o A o equipamento mais econômico. Sabemos que eles costumam ter o custo mais elevado. Porém, fazendo uma análise do tempo de pay back, esse custo com a compra, acaba sendo retornável com a diminuição do consumo de energia elétrica. Outro ponto importante é a conservação dos filtros. Fique atento com a manutenção deles e o seu tempo de uso. Isso também contribui para a redução da sua conta de energia elétrica, pois um equipamento mais limpo aquece menos e precisa de menos energia.

 

4 – Instale sensores de presença

Uma estratégia que muitas empresas já utilizam para reduzir os gastos com a conta de luz é a instalação de sensores que desligam e religam as lâmpadas dos cômodos conforme o movimento detectado pelos sensores.

Isso limita a utilização de eletricidade para alimentar as lâmpadas apenas quando for estritamente necessário. Assim, o desperdício de energia é reduzido, já que luzes acesas desnecessariamente são responsáveis por grande parte da conta todo mês.

4.1 – Insira avisos para os funcionários nas paredes

Caso a instalação de sensores esteja inviável financeiramente, no momento, uma sugestão são os avisos nas paredes. Não abra mão deles! Eles são ótimos para lembrar aos funcionários de desligarem os aparelhos no final do expediente.

O que acontece é que muitos equipamentos como televisores, computadores e impressoras ficam em modo stand by gastando 80% da energia como se estivessem ligados. Caso sua empresa tenha grande quantidade desses equipamentos é bom repensar sobre esse fato para reduzir custos com energia elétrica.

 

5 – Instale painéis de energia solar

A energia fotovoltaica deixou de ser tendência no mercado e se tornou realidade em residências e empreendimentos. Hoje em dia já é mais barato gerar a sua própria energia do que comprar de uma distribuidora.

Dessa forma, uma das melhores maneiras para reduzir a conta de luz pode ser a instalação de painéis de energia solar na sua empresa.

Além de produzir a própria energia, o sistema atual de transmissão energética no Brasil possui uma vantagem bem interessante: caso você produza energia a mais do que é necessário com seus painéis solares, é possível liberar esse excedente na rede elétrica. Esse é o conceito de geração distribuída.

Assim, uma espécie de “saldo” vai sendo construído pela empresa. Quando você precisar utilizar novamente a energia elétrica da rede de distribuição, receberá descontos com base nesse saldo de energia disponibilizada.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *