Sobre o Grupo Ascenário Energia

Redação Grupo Ascenário Energia
                                                                                                                      Caricatura de Ascenário Vieira Barbosa

 


 

Ascenário Vieira Barbosa será lembrado pelo seu jeito ímpar. Sujeito de personalidade marcante, foi raridade no mundo. Trabalhava como pedreiro e, apesar de ser daquele tipo aparentemente bravo, tinha o coração enorme e fazia amigos por onde passava. Sua maior satisfação era poder agrada-los. Foi exemplo de caráter e dedicou a vida à educação dos filhos. Numa dessas curvas da estrada da vida, aos 49 anos, ele nos deixou, em outubro de 2014, mais precisamente na BR-365, próximo a Ouro Preto-MG. Ao invés de apenas lamentar essa grande perda, hoje, amigos e familiares dão continuidade aos seus sonhos interrompidos, um desses sonhos é sobre o Grupo Ascenário Energia, antiga Del Rei Solar. Os primeiros passos da empresa, então, nasceram da vontade e determinação do Sr. Ascenário.

As ideias que se tornariam resultados, deram os primeiros sinais, em 2014, quando foi realizado um estudo para a aquisição e locação de container (almoxarifado) para o ramo da construção civil na região de São João Del Rei e Ouro Preto. Com muito entusiasmo, Ascenário e seu filho mais velho Diego, discutiram a possibilidade de investimento no setor, visto que este teria uma boa aceitação e um retorno estimado em 18 meses. Porém, a perda do pedreiro naquele ano, inviabilizou a concretização do projeto, naquele momento.

Ainda em 2014, durante o período que morou em uma casa popular, Diego observou que o aquecedor solar trazia uma economia significativa na conta de energia. Ao se deparar com a crise energética de 2015, o estudante de engenharia começou, então, a fazer uma pesquisa de preço para instalar um aquecedor solar já em seu novo apartamento. Os altos valores e poucos profissionais qualificados neste segmento, na época, deram o estalo empreendedor ao rapaz. Diego começou a contactar possíveis parceiros, instaladores e fornecedores. Foi aí que conheceu o instalador Márcio Nolasco, parceiro profissional até hoje.

Com a ajuda de Márcio, no momento em que surgiam, para o jovem engenheiro, as primeiras demandas de avaliações de Aquecedores Solar, o sonho do Sr. Ascenário começava a engatinhar. A partir daí vieram visitas à fabricantes, cursos práticos, buscas a conhecimentos burocráticos e técnicos.

Uma das grandes sacadas de Diego foi expor Aquecedores Solar na Exposição Agropecuária de São João del-Rei, em 2015. Produtores rurais, empresários e famílias que buscavam economia e conforto no dia a dia, logo se identificaram com o produto. O evento proporcionou, ao engenheiro, muitas visitas para levantamentos técnicos que, logo, converteram-se em vendas.

Com o apoio da esposa, Paola Barbosa, foi investido uma pequena quantia para compra de novos equipamentos para revendas e logo a sala do apartamento do casal se tornou o escritório home-office da Del Rei Solar. Apesar de enfermeira por formação, Paola abraçou o sonho de Diego e do Sr. Ascenário e tomou frente do setor administrativo da empresa.

Nesse meio tempo, vieram Kayk e Caio, parceiros que permaneceram por um período ajudando a tornar cada vez mais concreto o projeto  Del Rei Solar. Em junho de 2016 a empresa abriu sua loja física, na Av. Leite de Castro, em São João Del Rei. Como homenagem ao mentor e fonte de inspiração de tudo o que vem sendo desenvolvido em toda cadeia da Energia Solar, a Del Rei passa a ser Grupo Ascenário Energia, em março de 2017. Em julho do mesmo ano, o Grupo Ascenário alocou-se na Av. 31 de Março, em São Joao del-Rei, em uma loja maior e mais bem estruturada.

Hoje, a equipe conta com 9 profissionais diretos, divididos entre os setores de engenharia, administrativo, financeiro, comercial e de marketing. Com mais de 300 projetos instalados, considerando a capacidade máxima das instalações, foi alcançada uma contribuição ambiental de mais de 1 milhão de reais economizados pelos cliente e 300t CO2 evitados na atmosfera, anualmente, em quase 3 anos meses de empresa.

A perspectiva para os próximos anos é que o Grupo Ascenário continue sendo referência quando o assunto é excelência em Sistema Fotovoltaico e Aquecimento Solar, além de aumentar os números da empresa gerando cada vez mais economia, mais conforto e mais sustentabilidade.

O sonho continua…


1 thought on “Sobre o Grupo Ascenário Energia

  • Sabia que ia longe….
    Beijão Diego.
    A família toda é merecedora dessa vitória.
    Abraços calorosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *