Startup holandesa cria carro solar de longo alcance

O Lightyear One só será comercializado a partir de 2021

A startup holandesa do grupo Eindhoven, Lightyear, criou um carro elétrico que usa painéis solares para recarregar suas baterias. O Lightyear One tem painéis de 5m² no teto que prometem reabastecer parte da energia usada enquanto anda. A versão protótipo foi revelada pela companhia na última semana. A eficiência de carga com esse recurso, porém, é baixa, mas indica um futuro onde soluções mais modernas permitirão viagens longas usando carros elétricos.

A cada hora no sol, o carro obtém energia suficiente para rodar por 12 quilômetros, de acordo com a Lightyear. Mas essa não é a única maneira de se recarregar as baterias do Lightyear One, que também conta com uma tomada — a solução tradicional nos carros elétricos que também tem sua modernidade. Segundo a startup, a eficiência do carro permite que sua bateria seja carregada mais rápida. Com 230V é possível que o veículo consiga percorrer até 350km.

Com a carga cheia, as baterias dão autonomia de 800 km. Para comparação, a Tesla promete que seus carros rodem por 600 km. Mas os painéis solares ainda dão uma mãozinha. Em uma viagem longa em estrada, com a ajuda do sol, a bateria ganha mais 80 km de autonomia, segundo a startup. “De acordo com a média de direção em verões na Holanda, você provavelmente não teria que carregar as baterias por cerca de dois meses”, diz Lex Hoefsloot, CEO da Lightyear. Um carro de luxo para 4 passageiros que requer apenas metade do consumo de energia de outros carros de sua classe.

Para Hoefsloot, uma das grandes vantagens desse modelo é a possibilidade de estacionar onde quiser, em vez de se preocupar em parar o carro próximo a estações de recarga. O ar condicionado ainda pode ser acionado remotamente antes de entrar no carro para ajustar a temperatura interna. 

Além disso, de acordo com a Lightyear, o carro foi desenhado para ser o mais aerodinâmico possível. Cada roda tem o seu próprio motor elétrico que funciona como um gerador que converte o atrito gerado ao frear em mais energia para as baterias — um recurso que já é usado em carros híbridos ou elétricos atualmente. A startup ainda destaca que o Lightyear One é coberto com o mesmo tipo de vidro usado em tetos solares, bem resistente e que não quebraria em pedaços em um eventual acidente.

Por enquanto a startup só conta com alguns protótipos para testes. Segundo a Lightyear, o carro deve ser vendido por € 150 mil (mais de R$ 650 mil) quando a produção começar em 2021. De acordo com Hoefsloot, a empresa se concentrará inicialmente no mercado europeu e depois planeja expandir para os Estados Unidos.

Fontes:

https://glo.bo/2RXg5Ho

https://bit.ly/2FUd461

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