Instalação da energia solar nos últimos dez anos chegou a ficar até 80% mais barata, segundo dados

 

As instalações de energia solar ficaram até 80% mais baratas nos últimos dez anos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o constante crescimento se dá devido à redução dos preços e as estratégias de incentivo para introduzir cada vez mais a energia solar no país.

O Brasil é um dos países que têm uma incidência solar de 5,4 quilowatt-hora/metro quadrado – mais do que Estados Unidos, China e Alemanha, por exemplo. Porém, em termos de capacidade instalada de geração fotovoltaica, o Brasil tem cerca de apenas dois gigawatts. A China, por exemplo, tem cerca de 150 gigawatts. No entanto, o cenário parece estar se revertendo.

Até junho de 2018, o setor de energia solar no Brasil possuía 30.686 sistemas fotovoltaicos instalados que, junto às usinas solares, somavam 1,5 GW de capacidade instalada. As previsões apontam que em 2024 o Brasil terá aproximadamente 887 mil sistemas de energia solar (On Grid) instalados por todo território brasileiro.

Os principais fatores que têm puxado o acelerado crescimento das pequenas instalações de energia solar em residências, comércios e indústrias são a disparada das tarifas de energia nos últimos anos e a significativa queda nos preços de equipamentos de geração, a maior parte importados da China. O uso de células fotovoltaicas em pequenas redes de energia, sistemas de bateria, lanternas com cargas pré-pagas, bombas de água e até torres de telefonia móvel alimentadas por luz solar está se expandindo cada vez mais.

Uma outra vantagem econômica tangível para o proprietário de um sistema solar fotovoltaico residencial, ou até mesmo comercial, é a valorização do imóvel de forma imediata após a instalação.

 

Dimensionamento

Não tem ideia do tamanho e valor do sistema de geração de energia solar fotovoltaica que atenderia seu consumo? Antes de solicitar um orçamento com um de nossos especialistas, você pode dimensionar seu sistema com o Simulador Solar do Grupo Ascenário Energia.

A ferramenta funciona para lhe entregar dimensão e preço estimado do sistema necessário para atender a demanda do local desejado. Para utilizar a calculadora você vai precisar apenas informar onde pretende realizar a instalação (cidade e estado) e seu consumo de energia no mês.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *