#17 formas práticas de economizar na conta de luz agora

Redação Grupo Ascenário Energia

Já pensou em diminuir os gastos com energia elétrica e,de quebra, sobrar um dinheirinho no fim do mês? Considerando todo o primeiro semestre de 2017, o consumo de energia elétrica no Brasil totalizou 233.221 gigawatts-hora (GWh), um crescimento de 0,4% na comparação com o mesmo período de 2016. Os dados constam da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Se o consumo aumenta, significa aumento nos fantasmas das altas tarifas de luz  que assombram o bolso dos brasileiros. Consumir energia de forma racional traz economia para o consumidor, além de contribuir para a questão ambiental já que, a redução do consumo possibilita o aumento do estoque de energia no país, evitando assim o uso de energia proveniente das usinas térmicas que aumentam a poluição do ar. Agora vamos ao que interessa. Aí vão dicas práticas e valiosas de como mudar hábitos e contribuir para o planeta e para o próprio bolso.

CHUVEIRO

  1. Regule o tempo de banho para, no máximo, 10 minutos.
  2. Evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.
  3. Troque a resistência queimada; fazer remendos, além de ser perigoso, desperdiça energia.
  4. Quando não estiver fazendo frio deixe a chave na posição Verão para economizar 30% de energia no aquecimento da água.

GELADEIRA

  1. Tente colocar sua geladeira longe de qualquer coisa que irá irradiar calor.
  2. Descongele o congelador; O gelo acumulado faz o motor trabalhar mais.
  3. Verifique a vedação da porta. Faça o teste do papel: prenda uma folha na porta. Se, ao ser puxada, ela sair com facilidade, é sinal de que a borracha precisa ser trocada.
  4. Evite guardar alimentos quentes.
  5. Abra a geladeira o mínimo possível; abri-la faz com que o ar frio escape e o motor trabalhe mais para esfriá-la

ILUMINAÇÃO

glow lamp

  1. Pinte as paredes com cores claras.
  2. Prefira lâmpadas fluorescentes ou de LED. Uma fluorescente de 40 watts ilumina mais que uma incandescente de 150 watts, e dura dez vezes mais. Outro fator é que em uma lâmpada incandescente comum, menos de 10% da energia que passa por ela é transformada em luz. Os outros 90% de eletricidade são perdidos na forma de calor, por isso as lâmpadas desse gênero ficam quentes quando ficam acessa por muito tempo
  3. Mantenha os lustres limpos, para evitar o uso de lâmpadas mais potentes.
  4. Apague a luz sempre que sair de um cômodo.

 

APARELHOS ELETRÔNICOS E ELETRODOMÉSTICOS

  1. Compre eletrodomésticos com o selo Procel, que são mais eficientes.
  2. Tire da tomada os eletrônicos em “stand by”. São os que ficam com uma luzinha acesa mesmo quando desligados (microondas, laptop, DVD).
  3. Evite usar extensões e benjamins, que desperdiçam energia.
  4. Não durma com a TV ligada. Programe-a para que desligue sozinha

Mude seus hábitos e acompanhe os bons resultados!

 


 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *